Mas afinal o que é o Ácido Hialurónico?

by - domingo, março 01, 2020

Muito se tem ouvido falar em ácido hialurónico, cada vez mais são as pessoas que juram adorar este principio ativo nos seus produtos diários e vêm diferenças na sua pele. Mas afinal, de que é se trata este ácido? Quais são as suas indicações e onde se encontra? Vamo-nos debruçar sobre todos esses tópicos neste post.



O que é o Ácido Hialurónico?
O Ácido Hialurónico é uma molécula naturalmente presente no tecido conjuntivo, formando assim um importante glucosaminoglicano (GAG). Encontra-se em todos os órgãos do nosso corpo, em diferentes proporções, sendo que a pele contém 56% do total.

De forma simples, o AH é uma substância naturalmente produzida e presente na nossa pele, responsável por atrair água. Assim, contribui para a hidratação, preenchimento e elasticidade da pele.

Se é produzido pelo organismo porque é preciso aplicar?
À medida que envelhecemos, a produção de AH vai diminuindo (cerca de 70% entre os 19 e os 75 anos) e é por isso que, a partir de uma certa idade, a aplicação tópica deste princípio ativo na sua forma sintética ajuda no combate dos sinais de envelhecimento da pele. 

Como posso introduzir o AH na minha rotina?
O ácido hialurónico pode ser encontrado em alguns produtos dermocosméticos e também sobre a forma de produtos injetáveis.

Nos produtos tópicos, temos de ter atenção à concentração deste princípio ativo. Apesar de ser um aleado muito poderoso no combate ao envelhecimento, a sua procura recente e excessiva torna-o numa substância ‘’da moda’’, fazendo com que a sua percentagem em determinados produtos seja mínima apenas para persuadir os consumidores a adquirirem os produtos.

Existem produtos de aplicação em casa, como géis de limpeza, cremes e séruns que podem complementar a sua rotina diária. De forma profissional não invasiva estão também disponíveis tratamentos com o AH, como por exemplo, ampolas após dermaroller.
De carácter médico e de forma mais evasiva, mas também com resultados imediatos e extraordinários conhecemos os fillers. É usado em preenchimento labial, preenchimento de rugas e até cicatrizes profundas de acne.


É importante mencionar que a sua rotina de pele deve ser indicada para o tipo e estado da pele, devendo sempre que possível recorrer a um profissional de estética devidamente qualificado.


Espero que tenha esclarecido algumas das vossas dúvidas e qualquer outra que tenha restado podem fazê-la nos comentários em baixo!
Até breve!

You May Also Like

0 comentários