A Pele Oleosa Não Precisa de Creme - Mito ou Verdade?

by - segunda-feira, junho 24, 2019


Hoje vamos falar sobre peles oleosas. Praticamente todos os dias deparo-me com clientes que me dizem coisas como: 


“Não meto creme porque a minha pele é oleosa”
“Quando coloco creme fico gordurosa, prefiro não pôr nada”
“Nunca usei creme, não é agora mais velha que vou começar a usar” 
“Nunca senti que precisasse de pôr alguma coisa”

Comecemos pelo início - o que é uma pele oleosa? 
A nossa pele é composta por diversas células e glândulas, entre elas a glândula sebácea que, como o nome indica, produz sebo ou gordura. Esta gordura é extremamente útil pois constitui grande parte do manto hidrolipidico da nossa pele - uma espécie de camada protetora. A pele oleosa caracteriza-se pela hiperfunção desta glândula sebácea. Assim, em vez de ser útil para a nossa pele torna-se no mínimo chata e desagradável. 
Na prática a pele oleosa resume-se a brilho excessivo; poros dilatados; pontos negros e brancos; borbulhas e pústulas. 

E agora perguntam: “Então se a minha pele tem gordura a mais se colocar creme não vai ficar ainda pior?” Não, desde que seja um creme indicado para peles oleosas e para o seu estado da pele (desidratada; asfixiada; sensivel; etc.).

Para além dos cremes hidratantes poderem ter princípios ativos específicos para regular a pele oleosa - purificantes, etc., a pele oleosa pode também estar desidratada; com sensação de repuxar depois de lavar a rosto ou tomar banho, daí a importância do uso diário de creme hidratante.

As peles oleosas requerem também cuidados de limpeza diários. A rotina de pele ideal será sempre: leite ou gel de limpeza, seguido de tónico, serum (à noite), creme e protetor solar - de manhã e à noite. 

Além do mais, a falta de creme podem ainda incentivar mais a produção de sebo.

Em suma, todas as peles necessitam de cuidados diários, entre eles o creme hidratante com a função específica para cada tipo e estado de pele - sem exceção. 

Na imagem acima partilho o meu hidratante diário preferido para peles oleosas: o gel hidratante da Massada - The Natural Therapy. Não contém qualquer tipo de óleos, tem uma consistência em gel que não deixa a pele com aquela sensação gordurosa e é uma ótima base para a maquilhagem.

Espero ter ajudado a esclarecer este ponto tanto controverso! 

Take care of yourself and your skin 🖤

You May Also Like

0 comentários