Filtro Solar Químico ou Mineral?

by - quinta-feira, abril 25, 2019


Apesar da falta de sol que temos vindo a sentir, usar protetor solar todos os dias é fundamental. Na escolha do protetor solar, não só devemos ter em conta o Fator de Proteção Solar, o nosso tipo e estado de pele, mas também o tipo de filtro solar.


O uso diário de protetor solar protege dos raios solares e de todos os seus malefícios, sendo assim o melhor anti-rugas e anti-envelhecimento que podemos usar.


Filtro Solar Químico ou Mineral?
Existem dois mecanismos distintos quando se fala em filtros solares:

Os filtros sintéticos ou químicos que atuam absorvendo esta radiação e libertando-a de seguida sob a forma de calor. 
Existem mais de 30 ingredientes sintéticos de proteção solar.

Os filtros físicos ou minerais que formam um barreira física que tem essencialmente um papel refletor. 
As substâncias mais usadas são o óxido de zinco, dióxido de titânio.


Na prática, quais são as diferenças?
Apesar dos filtros minerais serem compostos por moléculas de maior dimensão e por isso não serem tão fáceis de espalhar e terem um acabamento ligeiramente mais esbranquiçado e pastoso, cada vez mais a tecnologia evolui e melhora nestes aspetos. Existem já disponíveis diversos produtos que têm na sua composição pigmentos vegetais para combater esse ''esbranquiçado''.
Em diversos estudos, os filtros minerais apresentaram uma percentagem de reações alérgicas e irritações cutâneas mínimas comparativamente aos filtros químicos - sendo por isso mais indicados para peles sensíveis e crianças.
protetor solar não é composto exclusivamente pelos ingredientes de proteção solar. Estão também presentes outros ingredientes cuja função pode ser hidratante, matificante, etc. Estes outros ingredientes podem ser também orgânicos e naturais, não necessitando de ser sintéticos, nem derivados de substâncias como o petróleo, nem incluir parabenos. 

Os filtros sintéticos são mais finos e mais confortáveis de usar, sendo por isso mais indicados para as pessoas que não gostam de usar protetor solar, para homens (devido à maior quantidade de pêlo) e para quem usa maquilhagem no dia a dia, pois sendo mais fino é mais confortável de usar antes da base.

Brevemente partilho convosco quais são os meus produtos solares preferidos. Espero que tenham gostado e até breve!


You May Also Like

1 comentários